http://precisoaprenderlinguasestrangeiras.blogspot.com.br/

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

10 dicas para uma boa redação

10 dicas para uma boa redação Como fazer uma boa redação? Como evitar certos cochilos e distrações? Preste atenção em 10 dicas bastante úteis:

 1 – A prova de redação do vestibular da Unesp, na verdade, começa já nas questões de Linguagens, pois sempre são tomados como base para a redação textos que serviram para a formulação de questões. Então, quando responder as questões, tenha já em mente que está se preparando para a prova de redação.

 2 – Leia com muita atenção a INSTRUÇÃO para a redação, bem como os textos de apoio, caso sejam apresentados outros textos além dos que serviram às questões.

 3 – A leitura atenta e repetida da PROPOSIÇÃO é fundamental. Ali você já recebe uma espécie de roteiro para organizar suas ideias em texto. Leia e releia, portanto.

 4 – Escreva em PROSA, não em verso.

 5 – Escreva segundo a NORMA CULTA DA LÍNGUA PORTUGUESA, nada de empregar fraseado coloquial e expressões vulgares.

 6 – Escreva um TEXTO DISSERTATIVO, ou seja, manifeste uma opinião, argumentando, demonstrando; nada de narrar, nada de escrever em forma de diálogo, nada de fazer poesia, para não zerar. 

7 – Aborde o TEMA solicitado – as propostas de redação dos vestibulares da Unesp sempre focalizam tema atual, de abordagem fácil; não invente a este respeito, siga o tema e pronto. 

 8 – Se tiver tempo, faça primeiro um RASCUNHO. Ao passar a limpo, por certo você melhorará seu texto.

 9 – Cuidado com citações: sempre entre aspas e sempre mencionando o autor; se não tiver certeza do autor, não faça a citação.

 10 – Procure ser simples, objetivo e original, expressando seu ponto de vista e tentando demonstrá-lo com base em seus conhecimentos e experiência. Seguindo estes dez conselhos, pode ter certeza de que terá meio caminho andado. 
                                        Boa sorte!