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REDAÇÃO:LIVROS ESSENCIAIS PARA ADOLESCENTES;PRECISA ADIVINHAR O TEMA DA REDAÇÃO?;10 dicas para uma boa redação;Qual a diferença entre notícia e reportagem?



10 dicas para uma boa redação


                               
                                                                   



LIVROS ESSENCIAIS PARA ADOLESCENTES

1) O APANHADOR NOS CAMPOS DE CENTEIO,JD.SALINGER

2) CAPITÃES DE AREIA,de JORGE AMADO

3) MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS,de MACHADO de ASSIS

4) EQUADOR,de MIGUEL SOUSA TAVARES

5)  O FÍSICO,de NOAH GORDON

6) VIDAS SECAS ,de GRACILIANO RAMOS

7)  A CIDADE E AS SERRAS,de EÇA de QUEIRÓS

8) OS NATOS,de BETO JUNQUEYRA

9) O MENINO DO PIJAMA LISTRADO,de JOHN BOYNE

10)  ANA TERRA,de ÉRICO VERÍSSIMO

11) OTELO, de WILLIAM SHAKSPEARE

12)  AUTO DA COMPADECIDA,de ARIANO SUASSUNA

13) A CARTOMANTE,O ESPELHO e O ALIENISTA,de MACHADO de ASSIS

14)  A HORA DA ESTRELA,de CLARICE LINSPECTOR

15) MORTE E VIDA SEVERINA,de JOÃO CABRAL de MELO NETO

15) OS ESCRAVOS,de CASTRO ALVES

14)  OS LUSÍADAS,de RUBEM BRAGA

15)  AUTO DO BARCA DO INFERNO,de GIL VICENTE

16) IRACEMA,de JOSÉ de ALENCAR

17)  O CAÇADOR DE PIPAS,de KHALED HOSSEINI

18) O CORTIÇO,de ALUÍSIO AZEVEDO

19)  DOM CASMURRO,MACHADO de ASSIS

20) ANTOLOGIA POÉTICA,de CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

21) VIDAS SECAS,de GRACILIANO RAMOS

22) SAGARANA,de JOÃO GUIMARÃES ROSA







PRECISA ADIVINHAR O TEMA DA REDAÇÃO?


    R evistas, jornais, sites especializados em vestibulaes da   irnternet, todos buscam, todos os anos, fornecer elementos para que os candidatos “adivinhem” ou, pelo menos, façam uma ideia dos temas das redações das diferentes universidades. Para chegar a esse resultado, os jornalistas buscam entrevistar professores especializados das principais universidades do país, com a inevitável pergunta inicial:

Qual tema o senhor acha mais provável para os exames vestibulares deste ano?
Com isso, os professores entrevistados ficam numa situação bastante difícil, pois arriscar palpites quando se trata de vestibulares é tarefa para Nostradamus, não para professores; e é, de resto, tarefa pouco recomendável: se por um terrível acaso o professor acertar, sempre haverá quem diga que o tema vazou e ele já sabia antes; se errar, o que é 99,9% mais provável, vão dizer que não entende nada de vestibulares. Evidentemente, nenhum entrevistado arrisca; apenas comenta, de modo geral, possibilidades, nunca certezas.
Tal exercício de adivinhação tem lá suas vantagens, mas, no todo, é desnecessário.
       O melhor que tem a fazer o estudante é, em primeiro lugar, ler o guia do candidato de cada instituição e, depois disso, examinar com atenção os temas das redações dos últimos dez vestibulares das universidades por ele pretendidas. Fazendo isso, perceberá que os exames privilegiam temas do cotidiano, isto é, temas que fazem parte do dia a dia do estudante, tanto em sua vida familiar, quanto em sua vida escolar. Esses temas, aliás, são abordados com regular frequência pela mídia (jornais, revistas, rádios, televisões, internet).
    Nos últimos dez vestibulares da Unesp, foram solicitados os seguintes temas para redação: 2006 – O sentimento do ciúme em nossas relações. 2006 (meio de ano) – O Brasil no espaço: prós e contras. 2007  –    A busca da beleza do corpo nos dias atuais. 2007 (meio de ano) – A questão do idoso no Brasil. 2008 – É preciso ser famoso? 2008 (meio de ano) – Há exagero na relação entre humanos e animais de estimação? 2009 – O homem: inimigo do planeta? 2009 (meio de ano) – A tecnologia e a invasão da privacidade. 2010 – A felicidade entre o ter e o ser. 2010 (meio de ano) – Os valores morais e sua importância na sociedade.    Uma observação atenta revela que são dez temas para os quais o candidato, até mesmo sem textos de apoio, está perfeitamente preparado, tanto por sua própria experiência, como pelas informações que recebe em casa, na escola e por meio da mídia. Experimentemos, para comprovar, reduzir tais temas a um elemento essencial, na ordem dada: o ciúme, a exploração do espaço, a beleza física, o idoso, a fama, animais de estimação, a destruição do planeta, a invasão da privacidade, a felicidade, a ética.  Podemos fazer outra classificação destes dez temas, distribuindo-os em: sentimentos e valores, fatos e problemas sociais, tecnologia e suas consequências, ecologia e sobrevivência. A que conclusão podemos chegar com base nos fatos apontados? A Unesp e outras universidades, ao programarem a redação em seus exames vestibulares, partem da constatação de que só se pode escrever um bom texto sobre determinado tema conhecendo-se esse tema. Como é a capacidade de escrever um bom texto que está em julgamento, as universidades costumam selecionar os temas dentro da esfera de experiências, informações e preocupações dos estudantes. As propostas de redações ainda apresentam textos de apoio, para reforçar as informações desse repertório que o estudante já tem. Com esta metodologia, a competência de escrever será avaliada com mais rigor e mais justiça, porque não será considerada melhor a redação que apresentar melhores informações ou opiniões, mas a que se apresentar melhor como texto.
E agora?

É preciso adivinhar o tema da redação? 

Não, não é preciso. Os temas são previsíveis. É preciso, isto sim, aperfeiçoar o repertório com leituras, conversas, debates, reflexões, e aperfeiçoar a capacidade de escrever com muito treinamento, elaborando redações com base nas propostas de vestibulares anteriores.

Quem fará o vestibular da Unesp tem aqui, ainda em agosto, os últimos dez temas propostos. Que tal escrever dez redações como preparação? Mãos à obra!

10 dicas para uma boa redação

 

  Como fazer uma boa redação?

Como evitar certos cochilos e distrações? 

Preste atenção em 10 dicas bastante úteis: 
1 – A prova de redação do vestibular da Unesp, na verdade, começa já nas questões de Linguagens, pois sempre são tomados como base para a redação textos que serviram para a formulação de questões. Então, quando responder as questões, tenha já em mente que está se preparando para a prova de redação.
2 – Leia com muita atenção a INSTRUÇÃO para a redação, bem como os textos de apoio, caso sejam apresentados outros textos além dos que serviram às questões.
3 – A leitura atenta e repetida da PROPOSIÇÃO é fundamental. Ali você já recebe uma espécie de roteiro para organizar suas ideias em texto. Leia e releia, portanto. 
4 – Escreva em PROSA, não em verso. 
5 – Escreva segundo a NORMA CULTA DA LÍNGUA PORTUGUESA, nada de empregar fraseado coloquial e expressões vulgares.
6 – Escreva um TEXTO DISSERTATIVO, ou seja, manifeste uma opinião, argumentando, demonstrando; nada de narrar, nada de escrever em forma de diálogo, nada de fazer poesia, para não zerar.
7 – Aborde o TEMA solicitado – as propostas de redação dos vestibulares da Unesp sempre focalizam tema atual, de abordagem fácil; não invente a este respeito, siga o tema e pronto.
8 – Se tiver tempo, faça primeiro um RASCUNHO. Ao passar a limpo, por certo você melhorará seu texto.
9 – Cuidado com citações: sempre entre aspas e sempre mencionando o autor; se não tiver certeza do autor, não faça a citação.
10 – Procure ser simples, objetivo e original, expressando seu ponto de vista e tentando demonstrá-lo com base em seus conhecimentos e experiência. Seguindo estes dez conselhos, pode ter certeza de que terá meio caminho andado. Boa sorte!












Os Gêneros literários classificam ou agrupam os textos em categorias, conforme suas qualidades formais. O termo gênero significa família, e agrupa textos dotados de características comuns. As primeiras classificações ocorreram na Grécia Antiga, por Aristóteles e Platão, em três grupos:
   Narrativo   É o relato de um enredo, que pode ser baseado em fatos ou ficcional. Nesse gênero, os fatos ocorrem em sequencia. Pode ser classificado em romance, conto, novela, crônica, entre outros. Sua principal característica estrutural é que conta com um início, um climax e um desfecho. (O Ateneu, de Raul Pompéia é um exemplo de texto narrativo).
Romance      Forma  literária do gênero narrativo que apresenta uma história completa, com temporalidade, ambientação e personagens claramente definidos. Surgiu na idade média, tendo em Dom Quixote, de Cervantes, sua principal representação.
Fábula           Texto de caráter fantástico, que não guarda nenhum compromisso com a realidade, e funde dois elementos principais: o lúdico e o pedagógico. Os personagens costumam ser animais ou objetos, para transmitir alguma lição de moral através da narrativa. (Ex Fábulas de Fontaine, algumas adaptadas por Monteiro Lobato)
Epopéia        Narrativa feita em versos, em um poema extenso, que ressalta os feitos significativos de um herói ou de um povo. (Ex: Os Lusíadas, de Camões, Ilíada e Odisséia, de Homero).
Novela           Texto narrativo com extensão menor que o romance, mais longo que o conto.  e a brevidade do conto. (Os folhetins da televisão, a rigor, deveriam ser chamados de romances televisivos, mas por influência espanhola, ficaram conhecidos como telenovelas) Ex. “O Exército de um homem só”, de Moacyr Scliar
Conto             Texto de ficção narrado na 3ª pessoa, caracterizado pela densidade e a concisão. Cria situações e personagens fantasiosos. (Machado de Assis e Clarice Lispector, são exemplos de autores que se destacaram nesse gênero).
Crônica         O termo “Crônica” deriva do grego, “Chronos”, que significa tempo. Trata-se de uma narrativa informal, que procura captar um flagrante da vida cotidiana, com linguagem breve e um toque de humor. É considerada um gênero menor, porque oscila entre a literatura e o jornalismo. Rubem Alves é um cronista brasileiro consagrado.
Ensaio           Texto curto, com uma liguagem situada entre a poesia e a didática, sem nenhuma exigência de comprovação externa. É apenas uma exposição de ideias e reflexões acerca de algum tema. (Exemplo: Ensaio sobre a tolerância, de John Locke)
  
  lírico           Nesse gênero, o autor manifesta seus sentimentos e emoções, explorando a musicalidade das palavras. O termo “Lírico” vem do latim e significa “lira”, um instrumento musical da Grécia antiga que dava melodia aos poemas da época. O foco, portanto, está no interior de quem o escreve, o eu-lírico. Classificam em:

Poesia           Expressão artística com foco na estética da palavra.
Ode                Texto entusiástico e melódico, (geralmente música)
.
Sátira             Ridiculariza uma pessoa ou situação
Hino               Exalta ou glorifica um tema (País ou religião)
Soneto           Poesia com 14 versos, (dois quartetos e dois tercetos)
Haicai            poesia japonesa, sem rima, constituídos normalmente por três versos

 Dramático   Começou na Grécia Antiga, provavelmente em eventos em homenagem a Dionísio. São textos escritos para serem encenados em uma peça teatral. Atualmente, é difícil diferenciar um texto dramático dos outros gêneros, devido a tendência, que se observa de transformar qualquer tipo de texto em roteiro.





                     

GÊNERO:(do latim-genus-eris):significa tempo de nascimento,origem,classe,espécie,geração.

GÊNERO LITERÁRIO:é a categoria à qual pertence uma obra literária,graças a um certo número de características relacionadas à situação de comunicação e à forma de linguagem privilegiada, regras ou convenções que nos permitem agrupar, pelas semelhanças,determinados textos.Ou seja, filiar a obra literária a uma determinada classe ou espécie.

PROBLEMAS DESTA FILIAÇÃO:
.imutabilidade dos gêneros e "pureza" da obra literária;
.mistura dos gêneros e
.número de gêneros existentes.

                

                                 

Qual a diferença entre notícia e reportagem?


A notícia é um gênero tipicamente jornalístico que tem a função de informar sobre um novo acontecimento despertando o interesse do público alvo da mensagem. Não se limita a informar sobre o fato, mas também sobre a maneira como aconteceu e o seu porquê. Em geral, divide-se em duas partes: o lead, que resume em poucas linhas as infromações essenciais sobre o fato (o quê, como, onde, com quem, por quê...), e o corpo, em que se faz o detalhamento do fato. A linguagem deve ser objetiva clara e direta e a abordagem, imparcial, expondo-se fatos ao invés de opiniões.

             

A reportagem, por sua vez, vai além da notícia, trazendo em seu corpo não só o detalhamento do fato, mas também a análise de fatos correlatos e o aprofundamento sobre os impactos do acontecido. Embora utilize-se, como na notícia, a linguagem impessoal, na reportagem quase sempre é possível perceber a opinião ou a interpretação do repórter sobre o assunto. No desenvolvimento da reportagem, podem ainda aparecer variadas opiniões sobre o tema tratado, proporcionando-se uma visão mais abrangente.