http://precisoaprenderlinguasestrangeiras.blogspot.com.br/

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Enem










27/01/2012 Resultados e primeira chamada. Divulgação da 1a. lista de convocados e da lista de espera


http://portal.inep.gov.br/





19/12
Caderno de Questões - Prova de Linguagens e Códigos

18/12
Caderno de Questões - Prova de Ciências da Natureza e Matemática

Caderno de Questões - Prova de Ciências Humana

02/12
Convocados para a segunda fase

Nota de corte

Convocados para a segunda fase - TREINEIROS

Consulta ao desempenho

Consulta local de prova da segunda fase


06/11
Caderno de Questões da Prova de Conhecimentos Gerais

Gabarito

Frequência de candidatos por cidade


03/11
Alteração de dados cadastrais

24/10
Consulta local de prova

Relação candidato/vaga


13/10
Consulta situação da inscrição

09/09
Candidatos Isentos da Taxa de Inscrição

08/09
Resultado dos Recursos contra indeferimento da Redução de Taxa de Inscrição

31/08
Lista de Candidatos Deferidos - Redução de Taxa de Inscrição

05/08
Critérios para solicitação de isenção da taxa de inscrição

Critérios para solicitação de redução de 50% no valor da taxa de inscrição

01/04
Resolução do Vestibular 2012

CALENDÁRIO
08 a 14/08/2011 Solicitação de redução de taxa de inscrição (Lei Estadual Nº 12.782/07), exclusivamente pelo site da Vunesp (www.vunesp.com.br).
08 a 14/08/2011 Solicitação de isenção de taxa para candidatos socioeconomicamente carentes. Período para preenchimento do questionário, somente pelo site da Vunesp. (www.vunesp.com.br).
08 a 15/08/2011 Entrega pessoalmente, em dias úteis, de documentação comprobatória para o pedido de isenção em um dos postos indicados.
05/09 a 07/10/2011 Inscrições. Exclusivamente pelo site da Vunesp (www.vunesp.com.br).
Obs: alunos de último ano de Ensino Médio de escolas públicas da Secretaria da Educação de São Paulo e do Centro Paula Souza pagam taxa com redução de 75% no valor. Informações com os diretores das escolas durante período de inscrições.
06/11/2011 Prova da 1a. Fase. Prova de Conhecimentos Gerais.
02/12/2011 Divulgação dos resultados e da convocação para a segunda fase.
11 a 16/12/2011 Provas de habilidades – Para os candidatos aos cursos da capital (Arte-Teatro, Artes Visuais e Música); e aos cursos de Bauru (Arquitetura e Urbanismo, Design e Educação Artística), convocados para a segunda fase
18/12/2011 Provas da segunda fase. Prova de Conhecimentos Específicos (Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática).
19/12/2011 Provas da segunda fase. Prova de Conhecimentos Específicos (Linguagens e Códigos) e Redação.
27/01/2012 Resultados e primeira chamada. Divulgação da 1a. lista de convocados e da lista de espera




Guia de Profissões
Conheça as opções de cursos oferecidas pela Universidade

Manual do Candidato
Confira todas as informações sobre o vestibular 2012




Destaques


Estarão abertas em 14 de janeiro próximo as inscrições de candidatos a bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação. O período se estenderá até o dia 19 do mesmo mês. A oferta para o primeiro semestre de 2012 é de 195.030 bolsas — 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade.

A portaria que regulamenta o processo será publicada nos próximos dias.


 

Informações e Avisos

Notícias

Informações aos Candidatos







Mateus Prado

Educador analisa o Enem, os vestibulares e o ensino brasileiro

Mateus Prado cursou Sociologia e Políticas Públicas na USP. É presidente nacional do Instituto Henfil e autor de livros didáticos. Presta assessoria em Enem

Respostas para principais dúvidas após resultado do Enem


Pelas redes sociais, alunos não entendem notas. Veja o que explica algumas pontuações


21/12/2011 19:44
  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

Compartilhar:
O Ministério da Educação não divulga a pontuação atribuída a cada questão, mas apenas a nota geral de cada candidato por área. Segundo o governo, a Teoria da Resposta ao Item dá margem para o que é, na verdade, falta de transparência. Algumas das dúvidas mais frequentes colocadas no twitter, no entanto, podem ser respondidas ao menos parcialmente. Veja exemplos:


@Thaynaferreiira
o ano passado os acertos da minha mãe foram menos e a nota foi boa e esse ano ela acertou mais e a nota foi baixa, pq?

Em 2011 a prova do ENEM foi mais fácil que no ano anterior. Como a nota é calculada pela distância entre os acertos de cada aluno em cada área para a média de acertos dos candidatos concluintes do ensino médio, e todos acertaram mais questões este ano, a nota da sua mãe pode mesmo ser menor apesar do aumento de acertos.

@valeska_ili
alunos de escola pública tem "bônus" no ENEM?

Algumas Universidades promovem programas de inclusão, como bônus ou cota para alunos de escolas públicas e/ou afrodescendentes.

@guicanesin
tem como pedir revisão da nota?

Infelizmente, e injustamente, o MEC não aceita revisar as notas do Enem. Todo ano a correção de Redação provoca polêmica.

@JoFernandes_ Joab 
como fazer pra calcular a média no Enem?

Em geral, as Universidades somam as notas e dividem por 5, mas algumas podem dar peso maior para algumas das provas ou para a Redação. É necessário esperar o Sisu e postar seus dados para ver cálculo.

@KAAH_OLIVEIIRA
Como se calcula o Peso 2 da redação?

Se a sua universidade, ou seu curso, vai dar peso 2 para a redação, some a nota das 4 provas mais duas vezes a nota da Redação e divida por 6.

@VePavanelli
Como saber claramente se fomos aprovados ou não. No meu caso quero saber a nota para conclusão do ensino médio. Obrigada!

Quem fez o ENEM para conseguir um Certificado de Conclusão do Ensino Médio precisa de nota mínima 400 em cada prova objetiva e mínima 500 na Redação. Se não conseguiu estas notas mínimas em qualquer prova, ou na Redação, poderá tentar outra vez no próximo ENEM.

@RayannaAF
Como pode eu fazer 40 questões em linguagens e tirar 658.2???

A nota do ENEM é calculada por desvio padrão. Para os alunos que acertam, em uma área, o mesmo número de questões que a média dos alunos concluintes do Ensino Médio, a nota é 500. Como em Linguagens os candidatos acertam mais questões que nas outras provas, cada questão acertada a mais que a média tem peso menor. É bom lembrar que nenhum aluno fará nota 1000 em uma prova, a não ser na Redação.

@rhupereira
Para conseguir bolsas, descontos e outros é preciso ter quanto na nota do Enem, na maioria das vezes?

Ainda não dá pra sabermos qual nota é boa, mas o aluno precisa pelo menos precisa estar acima da média de acertos, que é a nota 500.

@doug_lourenco
quando começam as inscrições para o Sisu e para o Prouni?

O Governo está tentando fazer uma agenda positiva, principalmente por causa da saída do Ministro da Educação para concorrer à prefeitura de São Paulo. Por isto, as notas, que estavam previstas para dia 4 de Janeiro, saíram adiantadas. As inscrições para o SISU começam segunda feira, dia 26/12. A expectativa, agora, é que o Prouni abra inscrições na primeira quinzena de Janeiro.

@AmandiiFrei
as notas de corte desse ano devem ser similares às do ano passado?

O aumento de mais de 20 mil vagas disponíveis, este ano, no Sisu e a prova mais fácil, que fez cairem as notas médias, indicam que este ano teremos notas de corte menores. É importante o aluno lembrar que quase metade de quem passa na primeira chamada não vai fazer inscrição e que ele poderá ser aprovado em outras chamadas com notas bem menores que as de corte.

@PsychoForOption
Não posso usar o Enem do ano passado pra concorrer a vagas esse ano, ne?

O MEC prometeu varias vezes, mas ainda não permite usar notas anteriores para concorrer no Sisu e no Prouni. Para o Sisu que abre segunda feira, dia 26, por exemplo, só será aceita a nota do Enem deste ano.

@Brehdu
qual o critério de correção das redações? Conheço pessoas ótimas em redação que tiraram média baixa

Considero que os critérios para correção da redação ainda são bastante subjetivos, e muita gente que faz um bom texto recebe nota baixa. O MEC precisa ter critérios objetivos para a correção da redação para que ela deixe de prejudicar milhares de alunos que depositam seus sonhos na prova do Enem. Tenho um artigo explicando melhor o que seria mais justo, e pedagógico, na correção da Redação em uma das minhas colunas no IG Educação. Sugiro que leiam o artigo e tirem suas conclusões.


@MaylonToni Maylon Toni Ferreira
Onde eu devo comparecer para pegar o certificado do Ensino Médio?

Você deve procurar a instituição certificadora mais próxima de sua casa. Faça isto rápido, por que com esta nota tambem da pra concorrer a uma vaga no Prouni e/ou no Sisu. Se conseguir uma vaga vai precisar deste certificado para a matricula.

@yuribarreira yuri barreira
se eu acertei mais questões em ciências humanas que em matemática pq minha nota de matematica esta maior?

A nota do Enem é calculada pela distância da média de acertos dos alunos concluintes do ensino médio. Como em Matemática estes alunos têm uma média de acertos menor do que em Humanas, cada questão que você acerta a mais tem um peso maior no cálculo. É uma conta difícil, feita por desvio padrão. Quando o MEC anunciar a maior nota de cada matéria, você verá que a maior nota de Matemática será superior a maior nota de Humanas, mesmo que nos dois casos os alunos acertem 45 questões de cada prova. Você também verá que nenhum aluno atingirá nota máxima 1000.

@Thaynaferreiira
e se no caso a pessoa não conseguir 400 em só em uma prova e passar nas outras e na redação, ele não ganha o certificado?

Se não conseguir o mínimo de 400 em qualquer uma das provas, ou 500 na Redação, não tem direito de requerer o Certificado do Ensino Médio. Terá que tentar em outras edições do ENEM.

@beatraetta_ b ¿
repeti de ano na escola por matemática, e no enem tirei 733 em matemática, será que adianta levar lá pra me passarem? rs

Certamente sua escola cobrou de você, em Matemática, muito mais do que os conteudos necessários para esta etapa da educação. Sua nota, bem acima da média nacional, demonstra que você está apta a seguir em frente no Ensino Superior, até mesmo em cursos de exatas. Isto é uma herança dos vestibulares tradicionais, que exageram nos conteúdos e acabam pautando o que é ensinado no ensino médio. Ou então você faltou demais nas aulas e não contou pra gente nestes 140 caracteres.

@Maanu_L EmanuellyAbrantes
Queria saber se realmente haverá enem em Maio? Ou só são especulações?

O MEC anunciou que em 2012 teremos duas edições do ENEM e que a primeira será no último final de semana de Abril.

@Meerks
por que esse ano as notas estão tão baixas? Conversei com várias pessoas e todas foram mal

É simples. A prova de 2011 estava bem mais fácil que a de 2010. As notas divulgadas hoje não são absolutas, são calculadas por desvio padrão. Quando um aluno acerta o mesmo número de questões que a média dos concluintes do ensino médio, ele tira 500 naquela prova. Cada questão que ele acerta a mais faz a nota aumentar. Com a prova mais fácil, a média de acertos foi maior, e aí sobram menos questões para serem acertadas entre a média e total (45) de questões. Com a prova mais fácil, a notas caem, e não o contrário como ocorre em provas em que a nota é proporcional aos acertos absolutos.

Lembre que a nota nas 4 provas objetivas não é uma escala de 0 a 1000, mas sim um cálculo de sua distancia para a média de acertos dos alunos concluintes do ensino médio. A média, que o Enem estabelece como 500, não é acertar metade das questões da prova e é diferente em cada uma das áreas. Ela pode, por exemplo, ser 16 em Matemática, 17, em Natureza, 19 em Humanas e 23 em linguagens.
@catu_lima Maurício Catureba Li
vc sabe onde eu encontro as notas de corte do sisu do ano passado?

O MEC não divulga oficialmente as notas de corte. Em geral, só quem sabe é o último colocado, na primeira chamada, de cada um das centenas de cursos disponíveis. E mesmo que alguém conseguisse reunir todas estas informações não há possibilidade de usar as notas de corte do ano passado como referência de comparação para as que teremos este ano.





























































  • http://portal.inep.gov.br/






http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/









Enem

Acesso para consulta na internet estará liberado a partir de segunda-feira

Estudantes de todo o país interessados em ingressar no ensino superior público em 2012 poderão consultar, a partir de segunda-feira, 26, cursos e vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada...
Enem

Enem nos presídios será aplicado hoje e amanhã

Um total de 13.962 pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa farão as provas do Enem nos dias 28 e 29 de novembro. As provas serão aplicadas em unidades prisionais de todo o...
Provinha Brasil

Abertas as inscrições para colaboradores do Banco Nacional de Itens da Provinha Brasil

O Inep publicou nesta sexta feira (25), no Diário Oficial da União, Aviso de Chamamento Público convocando, para cadastramento e credenciamento, candidatos a compor o Banco de Colaboradores do Banco...
Prova Brasil e Saeb

Microdados Prova Brasil 2009

Estão disponíveis os microdados da edição de 2009 da Prova Brasil. Além dos resultados dos testes de Língua Portuguesa e Matemática, os dados incluem as respostas coletadas pelos questionários da...


Censo  
Enem Pesquisa
Controle de
Qualidade
   
IGC  
IGC Índice Geral
de Cursos Avaliados
da Instituição


Educacenso  
Educacenso Acesse
aqui o
sistema online.
   
IDEB  
IDEB Índice de
Desenvolvimento
da Educação



















Vídeos

Projeto Escola Brasil
Escola Classe 45 Ceilândia/DF
Projeto Escola Brasil
Escola Parque São Cristovão - Salvador/BA
Projeto Escola Brasil - Inep - Escola Classe 45, Ceilândia/DF Projeto Escola Brasil - Inep - Escola Parque São Critovão, Salvador/BA
Escola de Ceilândia mostra seu trabalho e lança
algumas reflexões sobre as avaliações do Inep.
Escola de Salvador mostra seu trabalho e lança
algumas reflexões sobre as avaliações do Inep.