http://precisoaprenderlinguasestrangeiras.blogspot.com.br/

COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL:O emblema;Estádio de Brasília;


COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL:
  • Belo Horizonte
  • Brasília
  • Cuiabá
  • Curitiba
  • Fortaleza
  • Manaus
  • Natal
  • Porto Alegre
  • Recife
  • Rio de Janeiro
  • Salvador
  • São Paulo


 

A união do povo brasileiro em torno da Copa do Mundo e o sonho de levantar a taça pela sexta vez serviram de inspiração para a criação do emblema da competição de 2014. O desenho, apresentado ao mundo ainda durante a Copa na África do Sul, em 2010, é a representação do troféu dado aos campeões, envolvido por várias mãos. Uma imagem vista com muita frequência nas comemorações do título. “Este logotipo tenta traduzir um País inteiro com vontade de receber a Copa e de se mostrar para o mundo. Por isso escolhemos as mãos e a taça, que é propriedade desta competição”, explica Sérgio Gordilho, diretor de criação da agência África, líder do projeto. A intenção foi reforçar a imagem de comunidade acolhedora que o Brasil possui em relação às outras nações. Por isso, o estilo de desenho adotado também busca identificação com o povo brasileiro: “Quando criamos a marca, queríamos passar a sensação de que ela foi pintada por um artista popular, das ruas. Queríamos algo mais próximo das pessoas”, diz. As cores predominantes escolhidas foram o verde e o amarelo, presentes em nossa bandeira e de forte identificação internacional. “O País é muito colorido. Buscamos cores brasileiras. O vermelho serviu para dar um destaque na data. Precisávamos destacá-la já 
que se trata da realização de um sonho”, diz Gordilho. A Fifa e o Comitê Organizador da competição convidaram 25 agências brasileiras para elaborar o emblema. Um júri composto pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o designer Hans Donner, a modelo Gisele Bündchen, o escritor Paulo Coelho e a cantora Ivete Sangalo, além do presidente da CBF e do Comitê Organizador Brasileiro, Ricardo Teixeira, e do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, foi o responsável por definir a marca da Copa de 2014. O emblema será a identidade visual do torneio de futebol.




Estádio de Brasília é capa de software mundial de arquitetura

Edição 2013 do Autocad exibe projeto brasileiro para a Copa do Mundo


Estádio Nacional Mané Garrincha é destaque em capa de software (crédito: Reprodução)
Rafael Massimino - São Paulo
postado em 16/05/2012 15:40 h
atualizado em 16/05/2012 17:13 h
O projeto do novo Estádio Nacional Mané Garrincha vai estampar a capa da versão 2013 do software de arquitetura mais popular do mundo, o Autocad.

A escolha da arena de Brasília, palco de sete jogos da Copa de 2014, faz parte da estratégia de marketing da Autodesk, fabricante do programa, de aumentar em 30% o número de clientes no Brasil em 2012. Isso por conta do crescimento econômico e do número de obras espalhadas pelo país.

“Exceto a China, não sei se há outro lugar no mundo com tantas obras de infraestrutura, o que torna a indústria da construção brasileira muito importante”, diz Nicolas Mangon, diretor de Marketing da empresa.

Mas além da visibilidade proporcionada pelo Mundial e do crescimento da economia brasileira, o Mané Garrincha tem outro diferencial sedutor.   

Projetado pelo escritório Castro Mello Arquitetos, o estádio pretende ser o primeiro fora dos Estdos Unidos a conquistar o certificado de construção sustentável Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) em seu grau máximo, o platinum.

O Mané Garrincha terá fachadas ventiladas para reduzir o gasto com ar-condicionado, vidros especiais para ampliar a iluminação natural, cisternas para o armazenamento de água da chuva e placas fotovoltaicas para a geração de energia elétrica.

Quando o estádio de 72 mil lugares estiver em funcionamento, o objetivo é que consuma metade da energia de um edifício convencional do mesmo porte.

“Não existe hoje, no mundo, nenhum estádio em projeto que pretenda atingir a certificação máxima”, diz Vicente de Castro Mello, coautor do projeto. “É por isso que o Estádio Nacional chama tanta atenção.”

(crédito: Divulgação)
Carbono

Um estádio verde, que será visto por uma multidão de telespectadores durante a Copa, surge como a vitrine ideal para uma fabricante de software com mais de 20 milhões de clientes nas áreas de arquitetura, engenharia e construção em vários países.


Afinal, a construção de edifícios é responsável por 40% do carbono lançado na atmosfera. Amenizar os efeitos do setor no aquecimento do planeta está na ordem do dia.


Os governos de EUA e China, os países mais poluidores do mundo, tentam reduzir a pegada de carbono dos seus edifícios públicos exigindo certificados de construção sustentável.


Segundo Mangon, a versão 2013 do Autocad aperfeiçoou suas ferramentas de análise energética para responder a essa demanda. O programa permite que os arquitetos meçam a eficiência dos edifícios por meio de um estúdio virtual que opera em nuvem.


“Trata-se de exportar a geometria em 3D para uma ferramenta chamada green building studio, que calcula o consumo de energia para cada hora e cada dia do ano”, explica Mangon.
Certificado

O certificado Leed é baseado em um sistema de pontuação que avalia itens como energia, água e reciclagem de resíduos. Caso o edifício atinja economia de 20% nesses quesitos, pode receber a certificação simples.


Quanto maior a eficiência, maior a pontuação e o nível do certificado, que pula para silver (prata), gold (ouro) e platinum (platina). No país, 525 projetos estão em processo de certificação pelo GBC Brasil (Green Building Council Brasil). A lista inclui os 12 estádios da Copa de 2014.


O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) vinculou o financiamento de até R$ 400 milhões para as arenas à obtenção do certificado. A maioria, no entanto, pretende obter o nível mais simples do certificado.


“No caso de Brasília, todas as reduções são acima de 50%. O salto de gold para platinum, que são quase 20 pontos, foi obtido graças à geração de energia solar”, explica Mello.


O Mané Garrincha terá placas fotovoltaicas com capacidade de gerar até 2,5 MW por ano. O suficiente para abastecer duas mil residências. O grau de certificação só é determinado depois da obra.








envolvem o mundial de 2014, sejam elas administrativas, esportivas ou comerciais.





Veja outras galerias:
Volta ao mundo  Retratos da vida selvagem
Na água doce e na salgada