http://precisoaprenderlinguasestrangeiras.blogspot.com.br/

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Podemos inventar um mundo baseado na Ética, Moral e empatia?

 


Podemos inventar um mundo baseado na Ética, Moral e empatia?

 



     Foi quase uma década desde 2001/09/11, e nos últimos 10 anos, todos já vivemos em uma realidade estressante mundial em fluxo permanente. A cultura chinesa, inspirada por Confúcio, coloca no centro do seu sistema de valores a noção de equilíbrio e harmonia. Quase dez anos atrás, qualquer esperança de algum resultado, mesmo harmoniosa de eventos do mundo foi feito em pedaços e não tem ser reparado desde então. Um ciclo vicioso de crise tomou conta da nossa realidade global: guerras, crise alimentar, crise financeira, os desastres naturais e desastres causados ​​pelo homem.



 
 



        Este ciclo inexorável da morte e da destruição é uma doença rápida propagação mundial tendo seus efeitos sobre todos nós, e nenhum de nós estão imunizados a partir dele. As tempestades tornaram-se tornados ou furacões mirando diretamente para nós, e as grandes ondas deve ser Tsunamis assassino para fazê-lo nas manchetes dos jornais. Ele não pode ser contestado por qualquer um que atualmente estamos vivendo um período de turbulência profunda, mas muito poucos propor soluções que não são puramente cosméticas e apenas na periferia das questões centrais. A maioria de nós a culpa por esta crise global, se desdobrando desde uma década, em entidades como empresas, governos: o que pode ser chamado de um sistema global de governança e de produção ou exploração de pessoas e recursos. Mas, antes de tudo o que poderia ter resistido esse sistema global há muito tempo, e segundo a maioria de nós carregamos dentro de nós mesmos os atributos psicológicos que tão veementemente rejeitar no contexto social global. Traços de caráter tais como a ganância, a busca para o narcisismo, poder e falta de empatia.


 
 



      Este ano algumas mudanças positivas estão ocorrendo na consciência global: os árabes estão desafiando o poder dos corruptos governantes autocráticos em todo o Médio Oriente, os protestos estão se espalhando na Europa dentro de Grécia, Espanha, e agora Londres. Ativistas estão chegando através das fronteiras país a unir forças e definir objetivo comum. Alguns estão falando sobre a necessidade de uma revolução global. No entanto, só podemos desafiar a ordem de um cruel, amoral, "Dog Eat Dog" mentalidade de que é a nossa realidade global, por ter uma revolução dentro de nós mesmos. Temos que mudar nossa própria psicologia, caso contrário, nunca faremos progresso duradouro em uma consciência global, onde a brutalidade, o egoísmo, a corrupção ea imoralidade são as forças reais de condução de sucesso social.




 
 



       Anos atrás, um termo estava constantemente na boca das pessoas nos círculos marxistas para descrever os Estados Unidos. América foi chamado de "o coração da besta", e identificado como tal como o centro do capitalismo. Mas, as imagens coloridas marxista não retratam a realidade de hoje em tudo. O capitalismo não tem uma consciência muito menos um coração, tornou-se uma hidra, um polvo gigante, sem coração, muitos cérebros torcida e incontáveis ​​tentáculos alcançando todo o planeta. Não é centrada apenas nos EUA, e seria absurdo pensar que a "besta" capitalista pode ser morto com um tiro no coração. Todos os tentáculos chocante nós deve ser cortada, então o hydra deve ser tomada em terra para morrer sob o sol brilhante fora do "mar de lucro" foi habitar em décadas. Mas, novamente, mesmo que isso skid gigante capitalista morre, se não mudarmos a nossa própria maquiagem psicológica em um nível individual uma hidra outro será logo nasceu da semente de nossa falta de humanidade real, a nossa amoralidade, comportamentos antiéticos e profundamente enraizada consciente ou inconsciente egoísmo. O mundo está quebrado, mas para consertá-lo, devemos entender o porquê, e que dentro de nós mesmos deve ser alterado para tornar-nos seres humanos melhores.

 Por Gilbert Mercier