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ENEM,Semântica,DICAS PARA FAZER UMA BOA PROVA NO ENEM,REDAÇÃO,Para escrever melhor

      Semântica

       Falar sobre semântica significa, antes de tudo, falar sobre significante e significado. Mas, a propósito, tais elementos estabelecem relação com exatamente o quê?
Sabemos que nós, assim como muitos outros, pertencemos a um grupo social falante da língua portuguesa – nosso idioma oficial. Assim sendo, podemos afirmar que essa mesma língua se manifesta como um sistema de signos convencionais regidos por certas regras de organização, representadas pelos preceitos gramaticais.
     Esse sistema de signos representa os elementos que utilizamos para nos comunicar, os quais se relacionam ao significante e ao significado, expressos anteriormente. Entendamos, pois, acerca deste processo:
Ao falarmos a palavra “pedra”, de imediato temos uma imagem psíquica associada a algo que a materialize de forma concreta, ou seja, algo representado de forma gráfica – que no caso diz respeito às letras, fonemas e, posteriormente, às sílabas. Veja:
Pedra está associada a um significante e a um significado
Pedra está associada a um significante e a um significado
= sf. 1. Matéria mineral dura e sólida, da natureza das rochas. 2. Fragmento dela. 3. Rocha, rochedo. 4, Lápide sepulcral. [...]. Tais pressupostos nos remetem ao significado.
= também a: p/e/d/r/a – imagem sensorial, representada por meio de letras. Pressuposto este demarcado pelo significante.
     Munidos agora dessa percepção, concluímos o porquê de o significante e do significado estarem intimamente ligados à semântica, pois ela se caracteriza como a ciência dos significados das palavras. E compreender bem acerca deles (dos significados) é fundamental para que possamos escolher de forma adequada e conveniente as palavras que melhor expressam nossas ideias, nossos pensamentos.
    São atribuições da semântica, portanto, o estudo da:
Sinonímia
Bondoso = Caridoso
Antonímia
Bondoso X Maldoso
Paronímia
Emigrar x Imigrar
Homonímia
Acento X Assento
Polissemia
Hidrate bem suas mãos (parte constitutiva do corpo humano) 
Não abra mão de seus direitos. (abdicar de algo, desistir)
Fazendo referência a este caso, há que se constatar que, dependendo do contexto, uma mesma palavra pode assumir distintos significados. 
Denotação e Conotação
Admiro o voo dos pássaros. (sentido literal, retratado pelo dicionário) = denotação
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Mário Quintana (grifos nossos)

(sentido figurado, subjetivo) = conotação

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola




DICAS PARA FAZER UMA BOA PROVA NO ENEM



LEIA BASTANTE: É uma prova longa que cobra bastante interpretação de texto. A leitura prévia, além de ser importante para redação e linguagens, ajuda a evitar a fadiga visual diante de enunciados longos.

COMECE pelas questões mais fáceis e não empaque naquelas em que você tem dificuldade. Volte a elas no final se houver tempo.

FAÇA os exames de anos anteriores, principalmente na reta final. Simule o ambiente de prova, inclusive controlando o tempo.

HABITUE-SE a ler jornais, revistas e portais de notícias, com textos de economia, política e atualidades do Brasil e do mundo.

FAÇA exercícios físicos que ajudem a oxigenar o cérebro e a descarregar o estresse, para chegar mais relaxado à prova.

NÃO DEIXE questões em branco. Se tiver dúvida entre duas ou mais alternativas numa mesma questão, não assinale de primeira. Continue a fazer a prova e volte a ela no final.

TENHA uma rotina de sono regular, para não ficar cansado na hora da prova.

LEIA a proposta de redação, escreva suas principais ideias a respeito do tema num rascunho e, depois, resolva as questões de múltipla escolha, enquanto trabalha a redação no seu subconsciente. Quando terminar, volte para a redação, que fluirá mais rápido.

MANTENHA a ansiedade sob controle e jamais se desespere. Uma boa técnica é se concentrar na respiração e alongar o corpo antes da prova.

PRESTE atenção no verbo de comando do enunciado e vá direto ao que é pedido. Nem todas as informações são úteis à resolução da questão.

HIDRATE-SE: beba bastante água e leve uma garrafinha térmica com você no dia, para evitar que sinta sede durante a prova.

ESTUDE questões conceituais e contextualizadas. Não precisa decorar fórmulas, mas ter noções básicas das disciplinas. Um conhecimento muito aprofundado em uma matéria específica não ajuda.




     REDAÇÃO

Não tenha medo de escrever.
 Você sabe que é capaz .
 
CUIDADOS BÁSICOS:

  – Leia com atenção, mas com muita  atenção mesmo, o enunciado da proposta de redação. Ali está indicado exatamente o que você deve fazer. Se ler mal o enunciado, poderá errar.  Mas isso também está em julgamento nos vestibulares: a capacidade de ler com atenção e interpretar os enunciados das questões!

 

– Há instruções no enunciado da proposta de redação.

    
Redação dissertativa.


 -  Não invente: escreva uma redação em prosa, dissertativa, e já estará fazendo um ponto positivo.Não faça narrativa, não faça poesia, não faça poema concreto, não faça diálogo, não faça história em quadrinhos, pois isso simplesmente não é solicitado e uma redação nesses gêneros será eliminada. Também não faça graça nem piada, achando que irão premiá-lo pela criatividade. Não irão: se quer mostrar criatividade, mostre dissertando; se não dissertar, tirará zero.

 

- Obedeça ao tema solicitado. As propostas de redação  são muito claras e explícitas quanto ao tema e, por filosofia, sempre abordam temas da experiência imediata do estudante do ensino fundamental. A banca examinadora não quer saber se o candidato conhece o tema, mas se, conhecendo o tema, por ser previsível, o candidato é capaz de escrever uma boa redação dissertativa a respeito. Por isso, a melhor atitude é fazer uma redação simples, criada na hora, inteiramente focada no tema. A Banca de Correção perceberá que se trata de um texto natural e espontâneo. Isso vale muito. Nada de tentar adaptar redações memorizadas

 
- Textos auxiliares são para auxiliar, não para copiar. A proposta de redação sempre parte dos textos de algumas das questões da prova e, às vezes, ainda acrescenta mais textos auxiliares para você ter mais informações. Tome muito cuidado: textos auxiliares são para auxiliar, não para ser copiados.Se Cópiar , não vale nada, tira zero. É melhor fazer uma redação sua, com suas palavras, do que tentar copiar ou adaptar passagens dos textos das questões ou dos textos auxiliares. Claro, você pode fazer citações dos textos, mas com cuidado, mencionando os autores e não deixando que as citações sejam mais extensas que sua redação. Conclusão: seja autêntico, seja você mesmo, isso é sempre valorizado nas provas.

 

 –  Uma redação dissertativa,  se escreve em prosa e constitui um texto em que você manifesta e defende uma opinião sobre o tema. Mas cuidado, não é aconselhável empregar o tempo todo “eu isso, eu aquilo”. É melhor focalizar o tema usando a terceira pessoa. Não escreva “Eu acho que a poluição ambiental é um dos maiores problemas do mundo”, mas escreva “A poluição ambiental é um dos maiores problemas do mundo”. Podemos dissertar usando a primeira pessoa? Sim, mas sempre é muito perigoso, pois o emprego do “eu” pode nos levar a caminhos perigosos, a narrar em vez de dissertar, a manifestar muito emotivamente nossas opiniões e perder o fio da argumentação. Em resumo: numa dissertação, devem destacar-se as idéias, a opinião e a argumentação, não o “eu” do autor. 




             Para escrever melhor

    É preciso compreender que a produção de textos é uma atividade complexa, que exige da mente várias habilidades cognitivas simultaneamente.Portanto, é preciso exercitar a concentração. O planejamento, a seleção, a hierarquização, a comparação,a associação, a abstração, a generalização,a síntese, o controle da atenção, entre outras,
são funções superiores da mente acessadas durante a produção de um texto. Essas habilidades são desenvolvidas na experiência cotidiana e no processo educacional em várias oportunidades, e não apenas nas atividades de língua portuguesa.
       Os conhecimentos prévios sobre os gêneros e sobre a língua portuguesa são importantes para as decisões a serem tomadas na produção do texto.
     Quando escrevemos nas situações práticas da vida, temos muito tempo para reelaborar o texto,até sentir que ele corresponde a nossos objetivos.
Esse processo de elaboração e reelaboração faz parte da produção do texto. Ninguém que produz um texto com um determinado objetivo entrega a primeira versão. Todos os profissionais da escrita trabalham o texto para chegar ao objetivo proposto.
Milton Hatoum, por exemplo, reescreveu seu
romance Dois Irmãos 23 vezes.
      Em situação de exame ou concurso, como em provas discursivas, todo o processo de escrita tem que ser comprimido, para caber no horário disponível.
      Isso exige treino prévio. Vamos então oferecer algumas sugestões para esse período preparatório.

Antes do Exame

1. Escolha um professor de língua portuguesa ou um familiar ou conhecido que tenha prática de produção de textos para ser o seu leitor crítico.

2. Escolha um tema entre os assuntos da atualidade.
Você pode se basear em temas anteriormente utilizados em exames vestibulares ou concursos públicos.
 
3. Leia vários textos curtos sobre o tema e faça anotações.
Você pode pesquisar na internet, em livros...

ARTIGO jornais e/ou revistas. Observe as ideias principais,os fatos, os dados, os argumentos, as conclusões.

4. Marque o tempo. Tente ir acelerando seu processo até se aproximar dotempo destinado à prova.

5. Decida qual é a sua ideia principal e quais são os argumentos que a fortalecem e os argumentos contrários a ela que devem ser combatidos
(ideias secundárias).

6. Faça um mapa dessas ideias ou um índice da ordem em que aparecerão no texto, prestando atenção na progressividade da ideia e na relação entre uma ideia e outra.
 
7. Faça um primeiro rascunho.

8. Releia e reestruture de modo a aperfeiçoar o primeiro rascunho.
 
9. Repita a operação de releitura e de reestruturação.

10. Revise as questões gramaticais do texto:
acentuação, pontuação, concordância, sintaxe(A Sintaxe é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si. Ao emitir uma mensagem verbal, o emissor procura transmitir um significado completo e compreensível. Para isso, as palavras são relacionadas e combinadas entre si.  A sintaxe é um instrumento essencial para o manuseio satisfatório das múltiplas possibilidades que existem para combinar palavras e orações.) ,ortografia. Essa tarefa deve vir por último para que não interfira no fluxo de produção e organização das ideias.

11. Confira o tempo que gastou nessa atividade.

12. Apresente o texto para o seu leitor e ouça as críticas. Converse sobre os problemas identificados pelo leitor. Caso sejam problemas gramaticais,volte à gramática ou a um livro de dúvidas
gramaticais para consolidar seus conhecimentos sobre o ponto em que está fraco.

13. Refaça o texto de acordo com as críticas do leitor.

14. Faça esse exercício diversas vezes por semana,com temas variados, antes do exame.

                Durante o Exame

1. Leia várias vezes o comando da questão.
Identifique o gênero de texto solicitado para
não fugir às exigências dele. Reflita um pouco sobre as características formais e estruturais do gênero pedido.

2. Lembre-se de tudo o que já leu ou ouviu sobre o tema. Pergunte-se o que você mesmo pensa sobre o assunto, qual é a sua opinião, quais são suas posições sobre a questão colocada. Decida qual é a sua ideia principal, busque os argumentos
que a sustentam e os argumentos contrários
a ela que devem ser combatidos (ideias
secundárias). Uma boa parcela do tempo deve ser dedicada a essa etapa, que será decisiva no desenvolvimento posterior.
 
3. Faça um plano ou índice de organização das ideias. Observe a progressividade do assunto e a relação entre as diversas ideias colocadas. O ideal é que uma ideia leve à outra. Ideias isoladas,apenas justapostas desqualificam o texto.
 
4. Elabore o rascunho.

5. Releia e avalie o rascunho, como se fosse
de outra pessoa, para decidir o que merece ser reestruturado. Anote ali mesmo as transformações necessárias.

6. Passe o texto definitivo, incorporando as alterações,na página própria. Assegure-se de
que a letra está legível, pois o texto deverá ser compreendido imediatamente pelo examinador.
Qualquer dificuldade na leitura pode prejudicar o efeito final e a apreciação do texto. Dúvidas na grafia das palavras provocadas pela caligrafia podem prejudicar VOCÊ.
 
7. Releia e revise para refinar as questões gramaticais:acentuação, pontuação, concordância,sintaxe, ortografia. Se precisar rasurar, não se preocupe, risque o segmento a ser eliminado,mas assegure-se de que a forma definitiva ficou evidente para o leitor/examinador.
      Dedicando-se com afinco à produção de textos você vai descobrir que é uma tarefa prazerosa,e que quanto mais nos exercitamos nela, melhor compreendemos o funcionamento dos textos na leitura. Ou seja, alargamos nosso universo de domínio sobre a língua,o que nos favorece em
vários campos da vida.



                 A História da Globalização

     Nas últimas décadas, o mundo tem presenciado um contínuo e intenso fenômeno de interdependência entre os diferentes países. Denomina-se globalização esta forte interligação, acentuada após o fim da Guerra Fria, e cujas bases relacionam-se à união de atividades econômicas, políticas e sociais. Tal processo, que se reflete nas mais variadas culturas, é constituído de uma economia global, que visa à integração dos mercados, privilegiando a produtividade e distribuição, dinamizando e potencializando os moldes do sistema capitalista.
                OS PRIMEIROS PASSOS
      Embora já estejamos acostumados com a rapidez com que as pessoas, empresas, governos e negócios se articulam no panorama atual, a globalização possui raízes históricas, começando, segundo alguns estudiosos (que classificam este período como primeira globalização), no século XV, em virtude da expansão marítima europeia. Vale ressaltar que com as grandes navegações e principalmente com a descoberta da América, em 1492, criou-se um intercâmbio cultural e mercantil entre a Europa Ocidental e os mercados orientais e os da América. Em seguida, a organização mercantilista propiciou o surgimento de novas rotas comerciais, expandindo as trocas entre as nações.



          

     O acúmulo de capital e riquezas ao longo do tempo viria a tornar favoráveis as condições para que, na segunda metade do século XVIII, ocorresse a Revolução Industrial. Este movimento era caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico e econômico, bem como, por uma transformação nos métodos produtivos e nas técnicas que se aplicavam a eles. Em meio a este contexto, foram intensificados os setores industriais e as exportações, o que acarretou o crescimento da globalização. No século XIX, o mundo vivencia outras mudanças efetivas para a formação de um mercado mundial integrado, em decorrência da criação das corporações multinacionais, as quais abrangiam alianças financeiras e políticas, que eram influenciadas pelo capitalismo. A criação e expansão de alguns meios de comunicação também serviram como alicerce para a globalização, como o telefone, o rádio e o telégrafo.
GLOBALIZAÇÃO E NEOLIBERALISMO

     O ápice da globalização, no entanto, seria atingido nas duas últimas décadas do século XX, nas quais emergiu a Revolução Tecnológica, marcada pelo aprimoramento na área das Telecomunicações, com ênfase no surgimento da internet. Este rede mundial mostrou-se extremamente eficiente ao conectar o mundo numa velocidade nunca antes vista, o que ocasiona, desse modo, facilidades no fluxo de capitais e nas negociações, tornando o mercado flexível e dinâmico para investimentos e negociações entre empresas em diversos locais do globo.
    A atual conjuntura mundial revela a grande integração entre os países, que se estende ao âmbito econômico, podendo-se dizer que ocorre a globalização da economia, ponto máximo da internacionalização. O pensamento deste período econômico é comumente classificado como neoliberalista. O termo remonta às ideias do liberalismo, sistema socioeconômico proposto no fim do século XIX que impulsionou a expansão capitalista.
    Dentre as características e metas do neoliberalismo, é possível citar a: utilização das exportações como meio de crescimento econômico, diminuição da interferência estatal sobre a economia, fim dos subsídios, além da privatização de empresas estatais. De acordo, ainda, com este pensamento, é essencial submeter a economia às leis de mercado, como também, eliminar as fronteiras do comércio exterior, abrindo a economia e pondo fim nas políticas protecionistas e na cobrança excessiva de impostos.


      PROBLEMAS E POTENCIALIDADES DO PROCESSO


     Tendo em vista a sua origem e desenvolvimento, em linhas gerais, o fenômeno da globalização fez-se inevitável, tendendo à expansão. É importante dizer que se por um lado o sistema capitalista neoliberal cumpre com êxito a produção de mercadorias e riquezas e, por conseguinte, induz o desenvolvimento econômico, por outro, é o grande responsável pelo aumento da desigualdade social. Atribui-se, portanto, ao sistema atual, envolto pela globalização, a culpa por contribuir com o crescimento da miséria, fome e desemprego; problemas sociais acentuados por este sistema, uma vez que as riquezas e lucros concentram-se especialmente em alguns países. A ausência de fronteiras do mundo globalizado permite que os mercados maduros dos países desenvolvidos compitam de forma desleal com os mercados em formação das nações em desenvolvimento, enfraquecendo seus mercados locais.
    Analisando sob outro ponto de vista, a globalização pode ser o grande passo para a construção de uma comunidade internacional justa e livre, estimulando a união entre os povos, o compartilhamento do saber, a distribuição igualitária das riquezas e da tolerância entre as culturas e costumes dos povos.
    Fala-se atualmente sobre a possibilidade de implantar uma globalização alternativa, isto é, que impulsione o desenvolvimento ao tempo em que a igualdade social e política seja priorizada, o que pode, além de distribuir de maneira justa os lucros obtidos, incentivar a busca por melhores condições de vida às sociedades. 




Atualidades







Aquecimento Global, terrível realidade

   No mundo as previsões que eram para aproximadamente daqui a dez anos. Estão se concretizando no nosso dia-a-dia. Os cientistas estão perplexos, pois o Efeito Estufa como um instrumento de diagnóstico tem atingido níveis terríveis e gradativos diante um planeta explorado, sucateado pelos mecanismos de exploração do homem. O que se esperava foi deixado de lado em função de uma economia globalizante ferrenha que aumenta a emissão de gases, ampliando ainda mais esse efeito, transformando nossa atmosfera em uma estufa. Tal fato tem gerado danos climáticos cuja irreversibilidade se torna cada vez mais visíveis, diante do comportamento da natureza.

Ilustração sobre Aquecimento Global: IndustriaBaseando-se no relatório elaborado pelo Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas - IPCC/Organização Mundial Meteorológica (OMM) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA/ONU – Organização das Nações Unidas sobre as mudanças ocorridas no clima do planeta, ainda este ano de 2007, essas emissões atingirão níveis altíssimos. Segundo Flannery - vencedor do prêmio Australiano do Ano, in Reuters:

 “O relatório do Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC) mostrará que os gases do efeito estufa presentes na atmosfera na metade de 2005 haviam atingido uma concentração de cerca de 455 partes por milhão de dióxido de carbono equivalente -- um cenário previsto para instalar-se daqui a 10 anos. "Acreditavamos que chegaríamos a esse limiar em cerca de uma década", desabafou Flannery a imprensa australiana.
"Segundo o relatório, a quantidade de gases do efeito estufa na atmosfera já está acima do limite e já há a possibilidade de haver mudanças climáticas perigosas." Flannery, da Universidade Macquarie, disse ter visto os dados que integrarão o documento do IPCC. O cientista afirmou que a expansão da economia global, com destaque para a China e a Índia, é um fator de peso por detrás da inesperada aceleração dos níveis de concentração dos gases do efeito estufa.”.

Em dezembro de 2007 o mundo se reunirá mais uma vez em função não só da atuação sobre o metano, hexafluoreto sulfúrico, óxido nitroso, perfluorocarbono, dióxido de carbono e hidrofluorcarbono, para tornar mais abrangente e radical o controle desse problema tão agravante. Esse encontro será na cidade de Bali (Indonésia), com a função de aprimorar e substituir a legislação do Protocolo de Kyoto - em vigor em 16 de fevereiro de 2006, com término em 2012. Pensava-se que esse aumento só daria daqui a dez anos, coisa que não ocorreu, a taxa de CO2 teve uma aceleração muito além do previsto para Flannery:

“‘Vimos uma aceleração imprevista no nível de acumulação de dióxido de carbono. Superou os limites projetados, para além do pior cenário possível pensado em 2001, e alguns dos outros gases se produziram em uma escala maior do que o imaginado’; ‘O que o estudo estabelece é que a quantidade de gases poluentes na atmosfera superou o limite no qual podem causar mudanças climáticas perigosas’; ‘Caso tivesse que resumir, o que diz (o estudo) é que já enfrentamos um risco inaceitável de mudança climática perigosa e precisamos adotar ações de maneira ainda mais urgente’.”.



Ilustração sobre Aquecimento Global: Planeta TerraEsse efeito de aquecimento tem descongelado o Oceano Ártico, que ficou agora sobre a mirra de inescrupulosos e seus projetos de ocupação em função dos interesses financeiros na exploração turística, da navegação comercial e dos seus recursos naturais. Imaginem mais de 14 milhões de quilômetros quadrados - Comissão dos Limites da Plataforma Continental (CLPC), banhando as costas da Europa, da Ásia e da América. Seu poder estratégico fica também visível ao Sul sua comunicação com o Oceano Atlântico com o mar de Barents, sem falar do estreito de Fram. Ao oeste limita-se com o Oceano Pacífico, através do Estreito de Bering. A cobiça humana cada vez mais valorizando os interesses individuais em função do coletivo. “De acordo com o Grupo Intergovernamental de Estudos sobre Mudança Climática (Giec), a temperatura média na região aumentou duas vezes mais nos últimos 100 anos do que a média mundial”.

Esses jogos de interesses e ocupação exploratórios vêm contribuindo para o Aquecimento desordenado do planeta, conhecido como Aquecimento Global – que apresenta o aumento da temperatura média dos oceanos, do ar perto da superfície do nosso planeta. Há décadas esses dados são coletados e o mais recentes confirmam esse aquecimento desordenado, que poderá contribuir para a nossa extinção.

O Planeta está sendo tão explorado que os fenômenos naturais do planeta se acirraram como se vê na sociedade da indústria e da tecnologia, ainda somos frágeis diante das variação solares, abalos sísmicos mais intensos do que o normal para determinadas regiões do planeta, alterações na natureza diante da exploração dos minerais subterâneos, Poluição pela emissão de gases. Tudo tem aumentado gradativamente a temperatura da terra.

Ilustração sobre Aquecimento Global: Gráfico de temperaturaA preocupação é tremenda, a ponto de todas as sociedades e comunidades científicas, incluindo todas as academias científicas nacionais dos principais países industrializados se aliarem contra essa terrível realidade. Segundo IPCC, o clima aumentará no intervalo entre 1,1 e 6,4 °C entre 1990 e 2100. Apesar dos estudos a situação ainda é mais agravante, esperasse que o aumento do aquecimento global do planeta e “o aumento no nível do mar continuem por mais de um milênio, mesmo que os níveis de gases estufa se estabilizem. Isso reflete na grande capacidade calorífica dos oceanos”.

 Aquecimento Global

Ilustração sobre Aquecimento Global: Região desertificadaEssa capacidade calorífica é verificada através de dados colhidos em estações meteorológicas de medição de temperaturas nas bases do oceano, em vários pontos urbanos, por satélites e até mesmo em navios oceanográficos do governo, de projetos particulares e de Universidades. É feita uma triagem, corrigindo possibilidades de erros, combinados com os dados de variadas localidades para se chegar a uma previsão segura.

    
O Aquecimento Global têm modificado os fenômenos e a geografia do nosso planeta causando:

    Aumento da temperatura, derretimento das calotas polares e nível dos oceanos com possibilidade de desaparecimento de várias cidades costeiras;
    Aumento da temperatura destruindo vários ecossistemas com a extinção de espécies e aumento das regiões desérticas;
    Aumento do desmatamento e as queimadas no Brasil e África também contribuem para esse caos;
    Aumento da temperatura provocando tufões, furacões e ciclones em locais antes não ocorridos;
    Aumento da temperatura com maior evaporação das águas dos oceanos, aumentando a força das variações climáticas e conseqüentemente as catástrofes climáticas;
    Aumento das Ondas de calor no verão europeu, que era ameno provocando mortes de idosos e crianças.

   Acredita-se que na cidade de Bali os organismos internacionais, cumpram realmente seus papéis, tomando decisões mais radicais no sentido de conter o avanço da destruição de nosso habitat natural. Punindo com maior veemência toda nação que tiver um projeto de desenvolvimento voltado a responsabilidade com o Meio Ambiente.